Preenchedores dérmicos ajudam a diminuir as linhas faciais e a restaurar o volume do rosto.
À medida que envelhecemos, a pele fica mais fina e o nosso rosto naturalmente perde tecido gorduroso, responsável pela sustentação da pele. Os músculos faciais passam a trabalhar mais perto da superfície, por isso, linhas de sorriso e pés de galinha se tornam mais aparentes.
Outros fatores que afetam o envelhecimento incluem: exposição ao sol, genética e estilo de vida.
Tipos de Preenchedores
Há vários tipos de preenchedores, sendo estes a base de ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio os mais utilizados.
De acordo com o tipo de preenchedor, ele produzirá mais ou menos volume no local que será aplicado e terá maior ou menor durabilidade. O local de aplicação e a sua indicação de uso interferem na escolha do preenchedor.
O ácido hialurônico é um componente natural da pele humana, que tem sua produção diminuída com o passar da idade. Com isto, os preenchedores de ácido hialurônico são os mais utilizados, devido ao seu perfil de segurança e resultados extremamente naturais. Preenchedores definitivos devem ser evitados, devido ao risco de reações alérgicas e efeitos colaterais, como granulomas (nódulos endurecidos no local de aplicação).
A duração total do efeito dependerá do local aplicado, do tipo de preenchedor e da resposta individual de cada paciente, variando de 6 a 12 meses.
Os preenchedores podem ser associados a outros procedimentos para melhorar o resultado final, como: peelings, lasers e toxina botulínica (Botox®).