MMP® no Tratamento do Melasma
É uma técnica que realiza pequenos canais na pele para facilitar a penetração de ativos (“drug delivery”). Com isso, permite que os medicamentos para clareamento penetrem nas camadas mais profundas da pele propiciando melhor resposta terapêutica. Além disso, a técnica de MMP proporciona o aumento da síntese de colágeno e, com isso, auxilia no rejuvenescimento.
O Microagulhamento e MMP® são técnicas muito similares.
Na MMP®, utiliza-se uma máquina semelhante à de fazer tatuagem em que se acopla uma ponteira com várias agulhas. O tamanho das agulhas pode ser modificado de acordo com a indicação de tratamento e as características da pele do paciente. No tratamento do melasma na face, utiliza- se com 1mm ou 1,5mm de comprimento. No mesmo momento em que se realiza a aplicação das agulhas, também ocorre a infusão de medicamentos na pele. As medicações utilizadas são estéreis e podemos citar o ácido tranexâmico, vitamina C, entre outros.
Pode-se associar a aplicação de um peeling, após o procedimento, para potencializar os resultados do MMP®.
Cuidados Antes do Procedimento
- Duas semanas antes do procedimento, é necessário preparar a pele com creme específico, prescrito pelo dermatologista. Este preparo visa reduzir o tempo de cicatrização e proporciona o melhor resultado do procedimento.
- É importante manter o uso do filtro solar antes e após o MMP®.
- Nos pacientes com história prévia de herpes, é necessário utilizar tratamento oral para prevenção de herpes.
- Antes do procedimento, a pele é higienizada visando torná-la limpa e sem resíduos de maquiagem ou poluição.
- Aplica-se um anestésico tópico 30 minutos a 1 hora antes do procedimento, com o objetivo de minimizar o desconforto durante a sessão.
- Em alguns casos, é necessário anestesia infiltrativa (injeção de anestésico) em áreas em que será realizado o tratamento de forma mais profunda na pele.
Procedimento
Prepara-se a máquina acoplando a ponteira com agulhas e ajustando o comprimento dessas agulhas de acordo com as características do paciente, geralmente, 1 mm ou 1,5 mm. A máquina é ligada e o medicamento a ser introduzido é aspirado.
O equipamento é aplicado sobre a pele, em várias direções, produzindo pequenos sangramentos. A intensidade da aplicação está relacionada à pele e às manchas do paciente.
Após a técnica, pode-se aplicar um peeling para potencializar o tratamento.
O número de sessões depende do caso de cada paciente, em média, 4 a 6 sessões.
O intervalo entre as sessões é de 4 a 6 semanas.
Cuidados Após o Procedimento
- Ocorre inchaço e discreto sangramento na face, após 24 horas. Esse inchaço pode permanecer por 48 horas.
- Observa-se descamação na face entre 3 a 7 dias, se realizado peeling.
- Manter o uso do filtro solar.
- Proteger-se do Sol e da luz visível.
- Lavar a pele com sabonete suave.
- Hidratar a pele várias vezes ao dia com os produtos recomendados. Seguir a recomendação do seu dermatologista.
- Utilizar água termal, compressas com água gelada ou chá de camomila para diminuir a irritação e a sensação de desconforto.
- Não arrancar a pele.
- O tempo de recuperação da pele e os cuidados após o procedimento dependerão da intensidade do procedimento realizado, em geral, de 7 a 14 dias.
Contra Indicações:
- Gestação;
- Inflamação ou infecção na área a ser tratada.
Importante:
- Essa técnica potencializa o clareamento das manchas, mas não garante que as suas manchas irão sumir e nunca mais retornarão.
- O tratamento dermatológico de forma correta e regular é indispensável no combate ao melasma.
Copyright © 2024- Viesi Dermatologia - Todos os direitos reservados