(47) 3085-9092 / (47) 99616-9192 [email protected]

MMP® (Microinfusão de Medicamentos na Pele)
no Tratamento da Queda de Cabelos

É uma técnica que realiza pequenos canais na pele para facilitar a penetração de ativos (“drug delivery”). Com isso, permite que os medicamentos para a queda de cabelos penetrem nas camadas mais profundas da pele propiciando melhor resposta terapêutica.

Está indicado para a queda de cabelos, calvície ou alopecia androgenética.

É uma boa alternativa para os pacientes que querem potencializar o tratamento oral e tópico ou naqueles que não conseguem ter aderência a prescrição em casa. Também no caso que o paciente não quer tomar medicação ou tem contra indicação, por exemplo ao uso oral da Finasterida.

Na MMP®, utiliza-se uma máquina semelhante à de fazer tatuagem em que se acopla uma ponteira com várias agulhas. O tamanho das agulhas pode ser modificado de acordo com a indicação de tratamento e as características da pele do paciente. No caso da MMP® em couro cabeludo, geralmente, utiliza-se agulhas com o tamanho de 1 mm.

No mesmo momento em que se realiza a aplicação das agulhas, também ocorre a infusão de medicamentos na pele. As medicações utilizadas são estéreis e de acordo com a indicação de cada paciente, podemos citar a Finasterida, Dutasterida, Minoxidil, Vitaminas e Fatores de Crescimento.

Cuidados Antes do Procedimento

  • Antes do procedimento, o couro cabeludo é higienizado.
  • Aplica-se um anestésico tópico 30 minutos a 1 hora antes do procedimento, com o objetivo de minimizar o desconforto durante a sessão.
  • Em alguns casos, é necessário o bloqueio anestésico em alguns pontos do couro cabeludo para anestesiar a área a ser tratada.

Procedimento

O procedimento é realizado em consultório médico.
Prepara-se a máquina acoplando a ponteira com agulhas e ajustando o comprimento dessas agulhas de acordo com as características do paciente, geralmente, 1 mm. A máquina é ligada e o medicamento a ser introduzido no couro cabeludo é aspirado. Pode-se utilizar mais que um medicamento para “drug delivery” durante a sessão.
O equipamento é aplicado sobre a pele, em várias direções, produzindo pequenos sangramentos. A intensidade da aplicação está relacionada à indicação do tratamento.
O número de sessões depende do caso de cada paciente, em média, 3 a 5 sessões por ano.
O intervalo entre as sessões é de 4 a 6 semanas.

Cuidados Após o Procedimento

  • Ocorre inchaço e sensibilidade no couro cabeludo 24 a 48 horas, após o procedimento.
  • Observa-se discreto sangramento no couro cabeludo nas primeiras 24 horas.
  • Siga as orientações prescritas pelo dermatologista no pós-procedimento.
  • Lave os cabelos com um shampoo suave.
  • Caso uma loção capilar tenha sido prescita, inicie seu uso conforme recomendação.

Contra Indicações:

  • Gestação;
  • Inflamação ou infecção na área a ser tratada.

Importante:

  • Os tratamentos tópicos e orais prescritos em consulta auxiliarão na resposta à MMP® no couro cabeludo.
  • Algumas quedas de cabelos, calvície e alopecia androgenética necessitam de um acompanhamento regular com o dermatologista, sendo este procedimento uma ótima opção para potencializar o tratamento. Porém, os seus resultados não garantem que você não terá nunca mais queda capilar.

Telefones

(47) 3085-9092 /(47) 99616-9192

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 20:00 horas

Copyright © 2021 - Viesi Dermatologia - Todos os direitos reservados
Olá