É um tratamento não invasivo que utiliza pulsos de alta intensidade de luz visível para melhora da aparência da pele.
A energia da luz pulsada é absorvida por alvos específicos da pele: cromóforos. Nas lesões vasculares e nas estrias recentes, o cromóforo é a hemoglobina (pigmento vermelho). Já nas lesões pigmentadas e na depilação, o cromóforo é a melanina (pigmento castanho a negro). Ao atingir o alvo, a energia é convertida em energia térmica (calor) destruindo-o.
Luz intensa pulsada não é o mesmo que laser, porém seus princípios são muito semelhantes ao dos lasers.
A luz pulsada apresenta vários comprimentos de onda em cada pulso de luz, diferente do laser que apresenta apenas um comprimento de onda. De acordo com o que desejamos tratar, ou seja, com o nosso alvo (cromóforo), apresentamos comprimentos de onda diferentes. Na luz pulsada, temos filtros para refinar a saída de energia e atingir um comprimento de onda. Isto aumenta a penetração sem o uso excessivo de energia e permite atingir cromóforos específicos.
Durante e após o procedimento, o paciente pode sentir uma leve sensação de ardência que melhora no decorrer de poucas horas. Compressas frias e alguns produtos são indicados para aliviar o desconforto. A pele permanece avermelhada dentro de 2 dias; após, forma-se pequenas casquinhas escurecidas sobre alguns locais da pele.
O tempo de recuperação irá depender do local de aplicação e da indicação de tratamento. Em torno de 7 dias. A maioria dos pacientes não precisa se afastar das atividades habituais pós procedimento.
A indicação de tratamento também determinará o número de sessões necessárias e o intervalo entre elas, em média 4 – 6 semanas.