Criocirurgia

A Criocirurgia é um procedimento que utiliza a aplicação do nitrogênio líquido para o tratamento de lesões cutâneas.

O nitrogênio líquido apresenta temperatura de – 196°C e, ao entrar em contato com a pele, provoca o congelamento e leva a destruição da lesão cutânea.

Este procedimento está indicado para o tratamento de ceratoses actínicas, lesões superficiais de câncer de pele, como: carcinoma basocelular superficial e Doença de Bowen. Também está indicado para o tratamento de lesões benignas, como: verrugas, molusco contagioso e ceratose seborréica.

A aplicação é feita através de um aparelho que libera um spray de nitrogênio líquido sobre a lesão ou através de ponteiras que são encostadas sobre o local a ser tratado. Inicialmente, a lesão fica esbranquiçada, depois avermelhada e inchada, podendo ou não ocorrer a formação de bolha. Dentro de 48 horas, a pele fica escurecida, cai esta crosta entre 7 – 21 dias e ocorre a cicatrização da pele. O tempo de cicatrização vai depender do tipo de lesão, local do corpo e intensidade de aplicação do nitrogênio líquido.

Muitas vezes necessita-se de mais de uma sessão de criocirurgia, sendo o intervalo das sessões de no mínimo 14 dias e o número de sessões baseados na lesão cutânea e no local do corpo a ser tratado.

O tempo de congelamento e o número de aplicação vai depender do tipo de lesão a ser tratada.