Microagulhamento
É uma técnica que consiste em realizar pequenos canais na pele para estimular a formação de colágeno e facilitar a penetração de ativos para tratamento (“drug delivery”).
O procedimento é realizado através de um dispositivo descartável, contendo 190 agulhas dispostas em fileiras e com variáveis comprimentos. O comprimento das agulhas (0,5 mm, 1 mm, 1,5 mm, 2 mm e 2,5 mm) depende da indicação do tratamento, quanto maior o comprimento da agulha (exemplo: 2,5 mm) maior a penetração na pele.
O Microagulhamento e a Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP®) são procedimentos semelhantes, mas com algumas diferenças:
– no microagulhamento, o dispositivo roller tem várias agulhas todas com o mesmo comprimento e esse comprimento não pode ser modificado; no MMP®, o dispositivo utilizado é uma caneta com agulhas, em que é possível ajustar o comprimento dessas agulhas durante o procedimento, de acordo com a indicação de tratamento e o local da aplicação na pele.
– na MMP® a infusão de medicamentos (“drug delivery”) é feito no momento da aplicação das agulhas; no microagulhamento é feito depois.
Figura demonstrando o procedimento de Microagulhamento
Figura demonstrando o procedimento de Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP®)
O princípio do microagulhamento também é muito semelhante ao do laser fracionado ablativo por formar pequenos canais na pele. Mas diferente do laser, ele não produz calor o que torna o procedimento mais seguro para as pessoas de pele morena e para quem tem melasma. A chance de pigmentação da pele com o microagulhamento é menor do que com o laser.
Indicações:
- Rejuvenescimento;
- Cicatrizes de acne;
- Melasma;
- Melhora da textura da pele (poros dilatados);
- Alopecia androgenética.
- Tratamento de Estrias.
Cuidados Antes do Procedimento
- Duas semanas antes do procedimento, é necessário preparar a pele com creme específico, prescrito pelo dermatologista. Este preparo visa reduzir o tempo de cicatrização, proporciona o melhor resultado do procedimento e diminui o risco de manchas após o procedimento.
- É importante manter o uso do filtro solar antes e após o microagulhamento.
- Nos pacientes com história prévia de herpes, é necessário utilizar tratamento oral para prevenção de herpes.
- Antes do procedimento, a pele é higienizada visando torná-la limpa e sem resíduos de maquiagem ou poluição.
- Aplica-se um anestésico tópico 30 minutos a 1 hora antes do procedimento, com o objetivo de minimizar o desconforto durante a sessão.
- Em alguns casos, é necessário anestesia infiltrativa (injeção de anestésico) em áreas em que será realizado o tratamento de forma mais profunda na pele.
Durante o Procedimento
O procedimento é realizado em consultório médico.
Antes do procedimento, aplica-se anestésico tópico e, em alguns casos, é necessário anestesia infiltrativa (injeção de anestésico nos pontos de tratamento). A área a ser tratada é higienizada antes e depois da aplicação da anestesia.
O equipamento é aplicado sobre a pele, em várias direções, produzindo pequenos sangramentos. A intensidade da aplicação está relacionada à indicação do tratamento.
Pode-se realizar a aplicação de medicamento (“Drug Delivery”), após o “rolinho” com agulhas ter sido aplicado sobre a pele. A abertura de canais com esse equipamento propicia a penetração do medicamento em maior profundidade na pele.
O número de sessões depende do que se deseja tratar, sendo o intervalo entre as sessões de 4 a 6 semanas.
Cuidados Após o Procedimento
- Manter o uso do filtro solar.
- Proteger-se do Sol e da luz visível.
- Lavar a pele com sabonete suave.
- Hidratar a pele várias vezes ao dia com os produtos recomendados. Seguir a recomendação do seu dermatologista.
- Utilizar água termal, compressas com água gelada ou chá de camomila para diminuir a irritação e a sensação de desconforto.
- Não arrancar a pele.
O tempo de recuperação da pele e os cuidados após o procedimento dependerão da intensidade do microagulhamento realizado, em geral, de 7 a 14 dias.
Contra Indicações:
- Gestação;
- Tendência à formação de quelóides;
- Inflamação ou infecção na área a ser tratada.
Saiba mais sobre microagulhamento no vídeo da Dra, Juliana Viesi no YouTube. @viesidermatologia:
Copyright © 2024- Viesi Dermatologia - Todos os direitos reservados